Foram encontrados 29 registros para a palavra: População LGBT

Psicóloga da Secretaria da Saúde fala sobre Saúde da População LGBT+ em evento universitário de Juazeiro

Representando a Secretaria Municipal da Saúde, a psicóloga Josicleia Oliveira participou na quinta-feira (27), como palestrante de uma mesa redonda com o tema: ‘Saúde da população LGBT+’. O evento foi organizado por estudantes do curso de enfermagem da Faculdade do São Francisco de Juazeiro (FASJ) e aconteceu no prédio da instituição de ensino.

Durante o encontro foi possível abordar aspectos psicossociais da população LGBT+, além de alguns dados epidemiológicos que justificam a necessidade dessa política. Para a psicóloga, Josicleia Oliveira é preciso “sensibilizar futuros profissionais da saúde em relação ao acesso e à qualidade de atenção à saúde dessa população. Fiquei feliz em representar o setor de educação permanente e humanização da Secretaria da Saúde para falar sobre a temática. É importante para o município participar da qualificação desses futuros profissionais da Saúde”, descreveu Josicleia Oliveira.  ..

Juazeiro discute implantação do Conselho da população LGBT

Uma reunião no próximo dia 12 de abril, às 9h, na Casa dos Conselhos de Juazeiro, iniciará as discussões para implantação do Conselho de Defesa dos Direitos da População LGBT no município. Para o início do processo estão sendo convidados, principalmente, movimentos sociais e instituições que atuam com a pauta LGBT.

A convocatória está sendo feita por uma comissão criada com esta responsabilidade. “Vários segmentos foram convidados e qualquer pessoa que tiver interesse pode participar também. Será um momento aberto ao público que formalizará a intenção da implantação do conselho em Juazeiro”, afirmou Eduardo Rocha Supervisor de Políticas LGBT...

Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre saúde integral da população negra em Juazeiro

Profissionais de enfermagem da rede de Atenção à Saúde Pública de Juazeiro participaram  na última terça-feira (26) no auditório do Centro de Saúde III, de uma capacitação que teve como tema a ‘Saúde integral da população negra’ o momento de acolhimento aos profissionais aconteceu.

De acordo com o enfermeiro Daniel Dias Cruz que conduziu a capacitação, “a saúde da população negra é muitas vezes é um tema negligenciado, não é dada a importância que deveria ter. Precisamos discutir inclusive quebrar tabus, mostrar a política, quebrar tabus e proporcionar uma atenção a saúde da população negra que seja mais integral”, descreveu.  ..

Univasf: Aula debate com temática da saúde da população LGBTQ+

Aconteceu na última quarta-feira, no campus Centro da Univasf de Petrolina, uma aula seguida de debate com a temática da Saúde da população LGBTQ+. Na ocasião foram debatidas as dificuldades de acesso aos serviços de saúde por essa população, além das especificidades do cuidado e qual deve ser a postura de profissionais de saúde para que o melhor cuidado seja estabelecido.

A atividade foi uma realização da LAMFAC - Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da Univasf - formada por estudantes de medicina e professores. A facilitação do espaço foi feita pelo Médico de Família Wandson Padilha, que também coordena um ambulatório específico para travestis e pessoas trans na região. Para ele, ainda há muito por avançar: "Nós temos um déficit muito grande na formação em saúde voltada para a população LGBTQ+ e temos realizado trabalhos de qualificação com estudantes e profissionais aqui em Petrolina, mas ainda temos muito a avançar neste tema", afirmou...

Juazeiro recebe prêmio por fortalecer Políticas Públicas para população LGBTI

A Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, representou o prefeito Paulo Bomfim em cerimônia de entrega do Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBTI. A premiação aconteceu no último domingo (10) no Teatro Castro Alves em Salvador.

O prêmio é uma condecoração outorgada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) a pessoas, órgãos da administração pública, grupos culturais, iniciativas coletivas, individuais, ou instituições empresariais pelo reconhecimento por suas relevantes contribuições prestadas à promoção da cultura, cidadania e direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e intersexuais...

Município de Juazeiro será premiado por relevante contribuição à população LGBTI

O município de Juazeiro será um dos 30 homenageados na entrega do Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBTI, no próximo dia 10, no Teatro Castro Alves em Salvador. O prêmio é uma condecoração outorgada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) a pessoas, órgãos da administração pública, grupos culturais, iniciativas coletivas, individuais, ou instituições empresariais pelo reconhecimento por suas relevantes contribuições prestadas à promoção da cultura, cidadania e direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e intersexuais.

A homenagem foi criada em 2012 pelo GGB e acontece anualmente antecedendo a Celebração do Orgulho LGBTI da Bahia. Juazeiro está sendo reconhecido pela instituição do Decreto 776/17 que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública municipal, direta, indireta, autárquica e fundacional. A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama representará o prefeito Paulo Bomfim na cerimônia de premiação...

SESAU realiza I Fórum de Saúde da População LGBT

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (25), o  I Fórum da Saúde da População  LGBT. O evento é gratuito e será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das  08h. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Sesau, Lorena Pesqueira, o Fórum faz parte da programação do Maio da Diversidade, em parceria com a Secretaria e Desenvolvimento Social, Mulher é Diversidade. "Nós vamos articular  políticas  de saúde  para essa população, no sentido de cuidar, prevenir e promover a saúde", explica.

Para compor  a mesa foram convidados: Antônio da Purificação representando a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab); Arianne Moreira, conselheira das políticas LGBTs do Estado; Rogério Leal, médico  da rede municipal; além de representantes da Sesau a da Sedis. Essa é a primeira vez que acontece, em Juazeiro, um fórum  para discutir essa temática. Esperamos contar com a participação da comunidade e dos nossos profissionais  de saúde", conclui a superintendente...

“Maio da Diversidade” tem início com Audiência Pública para população LGBT

A programação da IV edição do “Maio da Diversidade” teve início na manhã desta terça-feira (16) com a realização da I Audiência Pública voltada ao público LGBT. Com o tema “Juazeiro promovendo a cidadania LGBT”, o evento realizado na Câmara de Vereadores, discutiu o fortalecimento de políticas públicas para o segmento e contou com a participação de vereadores, representantes do governo estadual e municipal e de associações.

A audiência foi aberta com a leitura de carta pública contendo demandas dos LGBTs. O documento, segundo seus organizadores, busca a garantia dos direitos fundamentais para esta parcela da população, bem como para seus familiares. “A população LGBT existe. Não é mais possível que sejamos obrigados a escondermos nossos desejos, sonhos e anseios. Acreditamos que não nascemos para amar homens ou mulheres, nascemos para amar pessoas e é como pessoas que buscamos respeito e reconhecimento”, diz um dos trechos lido pela estudante Luiza Duarte...

Audiência pública discutirá políticas públicas para a população LGBT

A Prefeitura municipal de Juazeiro realizará, na próxima terça-feira (16), através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, a I Audiência Pública voltada para a população LGBT. Com o tema “Cidadania para a População LGBT, um Direito Constitucional”, o evento está incluído na programação da IV edição do Maio da Diversidade. A audiência acontece no auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro, das 8h às 13h.

O objetivo da audiência é discutir questões de saúde, educação, segurança, assistência social e nome social. “São políticas fundamentais para a garantia da cidadania para a população LGBT. O governo municipal vem estruturando as políticas públicas dos direitos humanos para esta parcela da população, fortalecendo instrumentos importantes para a promoção e o acesso desta aos diversos setores. Este evento é mais uma forma de mostrar a preocupação da administração com as questões que envolvem este público”, destacou a diretora da Diversidade, Luana Rodrigues...